domingo, 26 de setembro de 2010

Foto: Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade  Émile Durkheim 
Biografia

Émile Durkheim nasceu em 1858, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua família. Mais tarde declarou-se agnóstico. Depois de formar-se, lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A cátedra de ciências sociais foi a primeira em uma universidade francesa e foi concedida justamente àquele que criaria a Escola Sociológica Francesa. Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primário. Durkheim não repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso. Abordou a educação como um fato social. "Estou convicto de que não há método mais apropriado para pôr em evidência a verdadeira natureza da educação", declarou. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de ciência da educação na Sorbonne e o sucedeu em 1906. Estava plenamente preparado para o posto, pois não parara de dedicar-se aos problemas do ensino. Dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinas pedagógicas, não há campos que ele não tenha explorado. Suas obras mais famosas são A Divisão do Trabalho Social e O Suicídio. Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, no ano anterior. 


Principais obras

Da divisão do trabalho social, 1893;
Regras do método sociológico, 1895;
A Lei do Come e Mata, 1896;
As coisas do nosso mundo atual, 1896;
O homem, 1897;
Sociedade e trabalho, 1907;
Oque fomos nós nas nossas vidas antepassadas?, 1910;
As formas elementares de vida religiosa, 1912;


http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

Nenhum comentário:

Postar um comentário